Palestra Motivacional (lúdica) dos Super Heróis com a Equipe da Vidraçaria Vidrolin.


A Vidraçaria Vidrolin, levou o Palestrante Carlos André no dia 23 de novembro, para uma grande palestra motivacional para toda a sua equipe de colaboradores. Parabéns a todos e muito Sucesso organização, meus agradecimentos especiais a Fabiane Vanderlinde.
Mas, por que palestra motivacional faz tanto sucesso?
Cada vez mais, as empresas, independentemente do tamanho ou área de atuação, contratam palestras motivacionais para a composição da grade dos seus eventos corporativos e isso tem uma justificativa bastante plausível. Ainda que os mais críticos torçam o nariz, para o uso da ferramenta, a palestra motivacional, também chamada “energizadora”, cria a ambiência ideal para a apresentação de planos, metas e objetivos da empresa. Além disso, atenua a dureza de um dia estafante de evento.
O que não funciona, é a empresa depositar, na palestra motivacional, a expectativa de que ela, sozinha, promova mudanças estruturais ou comportamentais em uma organização, onde o problema não reside na falta de motivação, mas em uma estrutura carregada de falhas e vícios, que neutralizam a vontade de fazer acontecer e a autoestima dos colaboradores.
Palestra motivacional, se bem “brifada”, focada e realizada por um palestrante profissional e comprometido com os resultados do cliente, é sim uma tremenda arma para ser sacada em momentos específicos da jornada da empresa. Ela tem o poder de tirar as pessoas da zona de conforto e de dar a chacoalhada no moral da turma. Coisa que, na maioria das vezes, as chefias, gerências e diretorias não conseguem fazer, devido ao seu grau de envolvimento e proximidade com o problema. É o efeito santo de casa.
Em minha trajetória, como palestrante, já tive oportunidade de experimentar os sabores e dissabores de palestrar em ambientes propícios para o desenvolvimento humano e, em outros, onde, de fato, a palestra serviu apenas como um paliativo, um energizante de efeito temporário. Isso, por mais que eu tenha levado conteúdo abalizado e mexido com a emoção dos participantes - como foi o caso que desnudei no artigo anterior, postado nesse mesmo portal, intitulado “Administrador corta cabeças”.
Por outro lado, já cheguei a fazer uma dúzia palestras, para uma mesma empresa, e sempre com resultados espetaculares. Qual a diferença? Nessa empresa, em particular, foi coerência entre o “briefing”, que o palestrante transformou em conteúdo e levou para o palco, e o que as chefias desenvolvem e estimulam no dia a dia. Também há que se destacar que, embora o clima na empresa seja de desafios e as cobranças por cumprimento de metas e objetivos, frenéticas, existe uma política clara de desenvolvimento humano, remuneração compatível, produto vendável e respeito às pessoas. Ou seja, problemas existem, mas as pessoas estão receptivas para a chacoalhada e predispostas a seguir as orientações que a palestra propõe. Detalhe: essa empresa integra a lista do Great Place to Work no estado.
É preciso não perder de vista que palestra motivacional não é oba-oba, mas um instrumento de capacitação, que precisa ter conteúdo orientado para o problema que a empresa pretende resolver. Também é essencial que o palestrante tenha a capacidade de tocar a razão e o coração das pessoas, porque a palestra precisa estartar na audiência a vontade de mudar, realizar, proceder, cumprir e até tomar a atitude de partir pra outra, se constatar que aquele ambiente não lhe permite o crescimento profissional e pessoal desejado.
Empresas que contratam palestras, que só têm oba-oba, balõezinhos, massagens nas costas, dancinha de cadeiras e outros artifícios do puro embromation, são mais responsáveis pelo vazio que elas deixam, do que os próprios palestrantes que as ministram. Algo que pode ser evitado rastreando o histórico, assistindo vídeos, consultando contratantes ou, simplesmente, tendo uma boa conversa prévia com o palestrante. Para aqueles que desejam apenas divertir a moçada, no início ou no encerramento da convenção, a contratação de um humorista é muito mais apropriada e indicada, porque um palestrante que se dá ao respeito, entrega alegria, bom humor, descontração, performance e interação, mas também deixa um legado de conhecimento e uma marca indelével no coração das pessoas.
Só pra pontuar: ninguém motiva ninguém, mas um bom palestrante sabe tocar as pessoas para que elas busquem, dentro de si, a motivação que, muitas vezes, estava apenas adormecida.
Fonte:http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/por-que-palestra-motivacional-faz-tanto-sucesso/70310/

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