Dicas para falar em publico!

Poucas habilidades são tão imprescindíveis quanto se comunicar bem. Conseguir transformar ideias em palavras e ser capaz de dialogar com diferentes públicos são aptidões muito úteis, principalmente no ambiente corporativo.
Comunicação é o processo de criar e compartilhar significados através da transmissão e troca de símbolos. Este processo requer uma interação entre as pessoas e mesmo, entre pessoas e meios mecânicos utilizados". A afirmação é de Ricardo Farah, Mestre em Psicologia Social pela USP, consultor e professor da ESPM e da SSJ. Usamos a comunicação com os mais diversos propósitos, como por exemplo:
- Dar, receber ou trocar informações;
- Iniciar, manter ou findar relacionamentos;
- Persuadir outras pessoas a pensar e agir de modo assemelhado ao nosso;
- Ganhar, manter ou exercer poder sobre os outros;
- Expressar pensamentos, pretensão e decisões;
- Dar sentido ao mundo e siste-matizar nossas experiências sobre ele.

Escolher as palavras certas e caprichar no tom de voz são cuidados importantes em inúmeras situações de trabalho, de apresentações a reuniões com clientes.
A boa notícia é que existem várias maneiras de melhorar sua oratória e tornar sua mensagem mais clara para garantir que os negócios só sejam beneficiados pelo seu discurso - e não o contrário.

Confira a seguir 14 exercícios fáceis que podem ajudar você a realizar esse objetivo:
1.  Explique sua ideia como se falasse com uma criançaEsta dica nada tem a ver com subestimar a inteligência do ouvinte, mas sim com deixar sua mensagem mais direta. As crianças têm menos experiências de como as coisas funcionam na prática e precisam de explicações mais simples para entendê-las.
Então, desapegue-se de metáforas de difícil compreensão, expressões redundantes e referências que talvez nem todos entendam. Com frases concisas, sua mensagem vai ficar menos verborrágica e com mais significado.
 2.   Experimente brincar com a entonação No cotidiano, as pessoas falam com diversos ritmos e entonações. Na hora de fazer uma apresentação no trabalho, não tem por que ser diferente.
Ao quebrar a monotonia, você potencializa a compreensão do seu discurso e faz com que as pessoas se sintam mais atraídas por ele. Teste qual ritmo funciona melhor, quais palavras devem ser bem pronunciadas e em quais momentos vale a pena aumentar ou diminuir o tom de voz.
3.   Varie o seu discursoPraticar é bom, mas não exercite sua fala sempre com o mesmo vocabulário e as mesmas estruturas de frases. As pessoas não vão sentir interesse pela sua fala se ela parecer decorada e robótica. A dica aqui é ensaiar antes o que você vai dizer, mudando as palavras, a ordem, os exemplos. Dessa forma, você memoriza melhor, não corre o risco de esquecer o que estava falando e consegue soar mais natural.
4.   Planeje sua posturaEm um discurso, duas coisas são fundamentais: conteúdo e forma. A postura acaba ocupando um papel terciário nessa fórmula, mas nem por isso é menos importante. A linguagem corporal afeta diretamente a dicção e a maneira como a plateia interpreta o orador. Levante-se e tire as mãos do bolso: o ideal é ficar em pé, com os ombros para trás e as mãos em frente ao corpo.  Manter contato visual com as pessoas também ajuda a criar empatia. 
5.   Grave uma apresentação sua e faça uma avaliaçãoSe você pudesse se ver na última vez em que falou em público, o que faria de diferente?  Mude de perspectiva para melhorar seu desempenho como orador: grave ou filme seu ensaio. É certo que você vai notar erros de ritmo, entonação, postura, tiques e trejeitos que,  sem esse exercício de autoanálise, passariam despercebidos.
6. Foque no privilégio, não no sofrimento
Linda diz que falar em público pode ser intimidador, mas também é uma oportunidade de dividir uma mensagem pela qual você se interessa muito com outras pessoas – o que pode ser muito legal. Essa mudança de mentalidade pode fazer maravilhas para acalmar os nervos e melhorar a autoconfiança.
7. Antes de preparar o que vai dizer, pesquise sobre o lugar e a plateia
Você não quer aparecer com uma apresentação de PowerPoint em uma sala sem o aparato necessário para mostrá-la, não é mesmo? Quanto mais você sabe sobre o ambiente no qual vai se apresentar e a plateia que o espera, mais chances vai ter de apresentar uma mensagem relevante.
8. Pratique muito e prepare-se
Linda conta que, antes de suas palestras, não apenas prepara o que e como vai dizer, mas também tenta prever possíveis perguntas que a plateia faria e elabora as respostas. Enquanto está praticando, ela não tenta decorar as palavras, mas sim ter certeza de que está memorizando a linha de raciocínio, fluência e mensagem chave de cada assunto. “Acima de tudo, lembre-se de que menos é mais quando o assunto é falar em público. Eu acredito que a média de atenção da plateia é de cerca de 20 minutos.”

9. Cuide da aparência
Escolha roupas e penteados apropriados para a ocasião. O objetivo é mostrar uma imagem que transmita autoconfiança. Se possível, separe a roupa com antecedência para que tudo esteja pronto no “grande dia”.

10. Chegue cedo
Esteja no local com antecedência para examinar o local e gastar alguns minutos observando a plateia, para entender por que eles estão ali e o que esperam da apresentação. Fazer essa aproximação irá ajudar a falar com as pessoas, e não para elas. Depois, passe mais alguns minutos sozinho para checar a aparência, respirar fundo algumas vezes e tirar da mente todas as distrações que possam atrapalhar.
11. Faça uma pausa
Linda conta que usa esse artificio para regularizar a respiração e organizar seus pensamentos, o que a ajuda a se acalmar. Isso também mantém a atenção do público.

12. Esqueça a perfeição e espere o inesperado
Não importa o quanto você se prepare, inevitavelmente irá perder a linha de pensamento em algum momento ou deixar passar algum fato ou estatística durante a sua apresentação. O mais importante é manter a compostura e confiança. Por exemplo, você pode se preparar para falar para um grupo de executivas em meio de carreira e se deparar na verdade com um público de homens, a maioria aposentados, com idade mínima de 75 anos (situação real pela qual Linda passou). Quando o inesperado acontecer, tido o que você tem a fazer é sorrir e seguir em frente. Como parte de sua preparação, pense em vários “e se?” que poderiam te tirar do foco para ter um plano em mãos para cada um deles.
Fonte:http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/5-exercicios-simples-para-falar-melhor-em-publico. g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2015/02/tem-medo-de-falar-em-publico-veja-7-dicas-para-melhorar-nessa-tarefa.html
Carlos André Santos
Coach e Palestrante Motivacional


Nenhum comentário:

Postar um comentário