Formação em Comunicação MCC 2014


Formação em comunicação, foi realizada no Movimento de Cursilho de Cristandade do Brasil, na cidade de Mafra/SC.

Finalidade foi evidenciar a necessidade de estar constantemente em formação, no que refere-se a comunicação interpessoal e as competências necessárias para atingir uma comunicação eficaz.

Pontos abordados na formação, estão dentre eles:

Discordando ou concordando

Mostrar atenção com o que os outros têm a dizer é algo que mostra muito sobre quem você realmente é. Mesmo discordando da outra pessoa, espere a conclusão do pensamento e pontue suas observações no momento em que a palavra for direcionada a você.

Um fala o outro escuta

Procure um ponto de equilíbrio em uma conversa. Faça perguntas sobre o tema em questão, mantenha uma postura adequada e motive a troca de ideias, respeitando o tempo que a outra pessoa expõe argumentos.

O “sabe tudo”Controle a vontade de expor todo seu conhecimento de uma vez só.  Se perceber que você sabe mais do que a outra pessoa sobre um determinado tema, seja ponderado nas correções e interrupções.
Uma conversa tem que ser benéfica e proveitosa para ambos os lados, para que haja uma troca de informações.  

Certifique-se que foi compreendido Um dos pontos principais em uma comunicação eficaz é verificar se a transmissão da ideia foi bem sucedida, ou seja, se você se fez entender e se a pessoa captou exatamente a sua mensagem.


Um ponto muito importante abordado na formação é a capacidade de feedback. Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a uma determinado pedido ou acontecimento. O termo é utilizado em áreas como Administração de Empresas, Psicologia ou Engenharia Elétrica.
Em Alguns contextos a palavra pode significar resposta ou reação. Neste caso, o Feedback pode ser positivo ou negativo.
Na área da comunicação, o feedback é um dos elementos presentes no processo de comunicação, onde um emissor envia uma mensagem para um receptor, através de um determinado canal.  A mensagem poderá ser alterada por algum tipo de barreira (ruído), condicionando então a sua interpretação por parte do receptor. Depois de interpretada, o receptor termina o processo de comunicação com o feedback - a resposta ou reação do receptor à mensagem enviada.

O significado de feedback é utilizado em teorias da Administração de Empresas, quando é dado um parecer sobre uma pessoa ou grupo de pessoas na realização de um trabalho com o intuito de avaliar o seu desempenho. É uma ação que revela os pontos positivos e negativos do trabalho executado tendo em vista a melhoria do mesmo.

No âmbito da Psicologia, o feedback é também descrito como retroação ou devolutiva, uma vertente da comunicação interpessoal que pode servir para minimizar conflitos entre indivíduos.

Emfim, esta formação foi um grande sucesso 8 horas de partilha de conhecimento, dinâmicas e muito bom humor.

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Carlos André Santos
Coach e Palestrante Motivacional.


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