3 dicas para vender mesmo em tempos de crise.

Observando esse cenário, o Great Group decidiu compartilhar algumas dicas que possam ser viabilizadas em pequenas e médias empresas de forma produtiva, como ações complementares à atuação da equipe comercial. Confira:
- Comunique-se de forma assertiva com seus clientes e prospects – O clichê: “Quem não é visto não é lembrado” sempre fez sentido no universo empresarial, porém com todo o excesso de informação exige uma nova interpretação: é preciso ser visto de forma relevante para ser lembrado de forma positiva. O que isso significa? Você e sua empresa podem ser vistos nos meios de comunicação milhares de vezes mas se os conteúdos não forem relevantes e positivos a lembrança do consumidor estará ligada a um incômodo. Dessa forma, você precisa entender as particularidades e os gostos de seu público e, a partir daí, estabelecer uma periodicidade para a comunicação, que varia de acordo com o meio. Sugestão: Crie um informativo em papel ou digital mensal com conteúdos ligados ao seu negócio, sem abusar dos anúncios comerciais.
- Entenda as particularidades de cada canal e elabore estratégias diferenciadas para cada meio, porém complementares – O aumento das vendas está diretamente ligado à divulgação de sua empresa. Para comunicar aos diferentes públicos as particularidades do seu negócio, você deve primeiramente selecionar os canais em que sua empresa estará presente, como site, mídias sociais, material impresso, jornais, entre outros. Para isso, estruture um plano de conteúdo que determine o que você vai divulgar em cada meio, qual será a periodicidade dessa divulgação, qual o objetivo de estar presente nesse meio e que resultado você espera. Lembramos que os conteúdos devem ser complementares e coerentes entre si, ou seja, você deve estabelecer atributos e temas centrais que quer divulgar independente do meio. 

Não foi o ano que os empresários gostariam. Menos emprego, menos faturamento, menos investimentos. Muitos setores já registram resultados negativos neste ano. A boa notícia para as pequenas empresas é que ainda é possível recuperar um pouco das vendas nestes últimos meses de 2015.
Para Marcelo Ortega, palestrante e especialista em vendas, crise precisa ser sinônimo de oportunidade para empreendedores. “Crise é oportunidade versus risco. Economia fraca é parte do risco do empresário e do time de vendas”, diz.
Encontrar a oportunidade nem sempre é fácil quando as contas apertam. Por isso, esta é a hora de refletir. “Agora é um projeto de olhar, avaliar as fortalezas, pontos fracos, onde a coisa está pegando mais. É um momento de reflexão”, sugere Jeferson Mola, professor do curso de Marketing da Universidade Anhembi Morumbi. Veja o que fazer para correr atrás do resultado mesmo em períodos de crise.

1. Avalie o problema
Comece avaliando o problema nas vendas. Por que seu negócio não está vendendo? O cliente entra, mas não compra? Ou ele nem chega até sua empresa? Responder estas perguntas é crucial para determinar onde está a raiz da falta de faturamento.
“A partir daí vai criar ações para resolver isso. Dessas percepções a gente tem que começar a criar algo. Se ninguém está comprando porque falta dinheiro, pense em promoção para que o consumidor ache mais interessante. Se o cliente não chega, faça uma estratégia de comunicação para as pessoas se lembrarem de você”, indica Mola.
2. Pense no cliente
O segundo passo é pensar em como melhorar a experiência de compra do cliente e, quem sabe, aumentar também o ticket médio. “Empresas que conseguem agregar valor pensam na experiência do cliente na sua loja, criando um ambiente diferenciado, que favoreça as vendas”, diz Ortega.
Aproveite para perguntar aos clientes como foi a experiência, se o atendimento foi correto e se os produtos estavam dentro do esperado. As respostas podem servir para aprimorar o contato com este cliente e avaliar se é preciso treinar melhor a equipe. “A saída é treinar bem seus vendedor. Dar técnicas novas e ferramentas de comunicação avançadas e objetivas que permitam interação maior com clientes”, afirma Ortega.
3. Invista e corte direito
Em tempos de crise, investir e cortar são ações fundamentais para sobreviver. Segundo Mola, alguma coisa o empresário costuma ter que gastar para permanecer no mercado. “Esse momento é de avaliar e focar o investimento. Se vai ter que focar e está sem dinheiro, algo vai ter que fazer. Uma reavaliação implica uma reorganização de custos, analise totalmente onde está gastando e se vai ter que cortar para conseguir dinheiro”, ensina o professor. 
Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/3-dicas-para-vender-mesmo-em-tempos-de-crise

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