As empresas precisam cada vez mais satisfazerem seus clientes, principalmente os sues clientes internos (a suas equipe de colaboradores), assim nada melhor que iniciar este processo conhecendo seus desejos, interesses, sugestões e críticas, através de uma pesquisa de clima organizacional.
O que é uma pesquisa de clima organizacional?
Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta para coleta destes dados, fornecendo informações importantes sobre a percepção dos colaboradores em relação aos diversos fatores que afetam os níveis de motivação e desempenho dos mesmos. Além da identificação destes problemas, a pesquisa, enquanto meio de comunicação, possibilita ainda a utilização do conhecimento tácito dos colaboradores para a resolução dos problemas com os quais os mesmos lidam diariamente. A pesquisa, portanto, possibilita que a organização avalie seu momento atual e planeje ações, em um processo de melhoria contínua.
Alguns objetivos da pesquisa de clima
- Avaliar o grau de satisfação dos colaboradores em relação à organização;
- Criar canal de comunicação direta entre os colaboradores e a direção da organização, onde possam manifestar suas opiniões com garantia do anonimato;
- Permitir melhoria do clima organizacional onde for constatado o maior grau de insatisfação no ambiente de trabalho;
Resultados esperados
Fonte: http://www.carh.com.br/institucional/a-pesquisa-de-clima-alinha-as-necessidades-dos-individuos-e-os-objetivos-da-organizacao/6/6
Se você vai conduzir uma pesquisa de clima em sua empresa, pela primeira vez, sem o auxílio de uma consultoria especializada, vale a pena observar os 10 mandamentos abaixo:
1. Obtenha o patrocínio da alta direção da empresa.
Certifique-se de garantir o apoio dos administradores da empresa antes de começar a preparar seu estudo. Sem ele, sua pesquisa vai pra gaveta!
2. Garanta a confidencialidade dos dados.
O sigilo tem que ser mantido. Dessa forma, as respostas serão mais diretas. Saiba mais como garantir a segurança e o anonimato em suas pesquisas.
3. Comunique como, quando e por que será realizada a pesquisa.
Quem responde precisa saber para que vai ser usada sua resposta.
4. Não pergunte demais.
Pesquisas longas geram muito abandono e podem perder o foco do que realmente é importante. A SurveyMonkey fez um grande estudo para entender como a quantidade de questões pode impactar em sua pesquisa; o equilíbrio é fundamental para o sucesso.
5. Aplique de maneira rápida.
Não deixe um prazo muito longo para respostas. Com uma boa comunicação você consegue chamar muitos respondentes em pouco tempo.
6. Processe os dados rapidamente.
Pesquisa boa é pesquisa atual, com dados frescos.
7. Prepare um bom relatório.
Transforme os dados em informação real e palpável.
8. Prepare uma boa apresentação dos resultados.
Faça sua audiência entender do que você está falando. Junte cabeça com pescoço.
9. Divulgue os resultados para a empresa.
Quem responde a uma pesquisa tem o inalienável e sagrado direto de saber qual foi o resultado dela. Não esconda o resultado, mesmo não sendo dos melhores. Compartilhe os resultados gerais da empresa, não de todos os atributos, claro, alguns comentários pertinentes e quais os próximos passos.
10. Faça um plano de ação.
A pesquisa é só o diagnóstico. Você descobriu qual é o problema e onde ele se encontra, agora precisa receitar o remédio. A pesquisa só tem validade se ela faz a empresa agir, é para isso que ela existe.
Fonte:https://pt.surveymonkey.com/blog/br/como-fazer/os-10-mandamentos-para-aplicar-uma-pesquisa-de-clima-organizacional/
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