Gestão de Mudança (Coaching e Quebra de Paradgimas)


Cada vez mais cresce o uso da competência Gerenciamento de Projetos nas organizações, além de muito importante ela é um diferencial necessário para equilibrar fatores humanos e técnicos na gestão de projetos e para potencializar os ganhos. O Mundo corporativo encontra mais desafios de liderança e de mercado, as empresas buscam por ações que agreguem valores e façam com que elas se tornem mais competitivas e sólidas nesses tempos de mudanças e inovações. Em meio a tudo isso, como trabalhar com inteligência nesse cenário misterioso e atraente?
A gestão da mudança nas organizações, cada vez mais vem ganhando espaço nas companhias brasileiras. O objetivo é que as empresas formem seus comitês e incentivem seus colaboradores a conquistarem essa competência, ou contratarem consultorias especializadas no tema para que eles possam ajudar a implementar essas transformações necessárias, sempre trabalhando juntos para que possam realizar com sucesso os seus objetivos. Essas mudanças podem ser de processos, Recursos Humanos, Administrativas / Negócios ou tecnológicas.
A gestão da mudança não ocorre da noite pro dia, é preciso um tempo específico para implementação, e ainda assim, geralmente enfrenta resistência dentro das organizações. A gestão da mudança se faz necessária porque ela envolve um conjunto de estruturas, processos, ferramentas e técnicas que ajudarão indivíduos e equipes a se adaptarem ao novo. Para que haja o engajamento dos colaboradores é fundamental ter o suporte de uma metodologia focada em pessoas.
É muito importante a presença de um líder em um projeto de gestão de mudança, no papel de sponsor organizacional, ele atua como uma extensão do patrocínio junto às outras áreas. Independente da dimensão de atuação, o sponsor tem uma visão do que a empresa precisa alcançar, também explica a necessidade de mudança para os envolvidos. É também responsabilidade do sponsor organizacional se mostrar presente no processo de mudança, sendo acompanhado pelos sponsors locais.
Veja algumas forças de mudança:
Forças Externas:
  1. Globalização;
  2. Aumento da Competição;
  3. Mudanças Tecnológicas e Demográficas;
  4. Fatores econômicos;
  5. Exigências e expectativas dos clientes.


Forças Internas:
  1. Deficiência de Desempenho;
  2. Novas tecnologias;
  3. Nova liderança;
  4. Fusão e incorporação;
  5. Atitudes dos trabalhadores.

É fundamental maximizar a eficácia do processo da sinergia e o equilíbrio entre o estratégico, tático e o operacional, para fazer a conexão entre o propósito da mudança a ser realizada pela organização e a nova realidade do dia a dia das pessoas. Desta forma é possível garantir uma melhor aderência dos times ao processo de mudança e assim, fazer com que a iniciativa seja mais bem-sucedida.
O Coaching é uma poderosa ferramenta na Gestão de Mudanças que fornece dados, promove as intervenções comportamentais na medida em que competências são desenvolvidas e treina grupos para alavancar o dinamismo e força. Já para quem está no território da manutenção, o coaching vai gerar inúmeras ferramentas de auto-gestão.
O Coaching é um processo fluido que intervém na organização de acordo com suas diferentes necessidades de atuação. Essa ferramenta contribui para o melhor resultado pessoal, coletivo e potencialização dos resultados.
Gestão da mudança é uma área de estudo em administração que possui o enfoque na necessidade de constante adaptação das organizações contemporâneas. Pois, são dotadas de paradigmas que fazem parte de sua cultura organizacional, esses paradigmas são comuns e regem o comportamento das pessoas, resultando muitas vezes no estabelecimento de culturas burocráticas e funcionais, as quais exigem uma atitude inovadora e eficiente. A intensidade e a volatilidade das pressões internas e externas impõem esses desafios para as empresas, fomentando a necessidade real da mudança e assim, a quebra de paradigmas.

A mudança organizacional pode significar desde uma alteração de posição no mercado, mudança na sua função social, modificação no seu direcionamento estratégico com possível alteração na sua missão e visão e reavaliação das suas práticas nos diferentes níveis de autoridade e responsabilidade. A mudança é tida como processo natural ao longo da existência das organizações. Para que um processo de mudança tenha sucesso, deve existir liderança, confiança dos acionistas e tempo.

Se a incidência de mudanças numa organização ou projeto for muito frequente, a tendência em burlar etapas e acelerar a execução das mudanças poderá se tornar um hábito, o que pode afetar o controle que se tem sobre essas mudanças e sobre seu impacto no escopo do projeto ou na estrutura da organização. Avaliações de impacto mal feitas, coletas de aprovação não realizadas, registros incompletos e documentação desatualizada são alguns dos efeitos desse afrouxamento dos processos de controle sobre as mudanças.





Fonte: http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/coaching-carreira/gestao-da-mudanca-em-organizacoes/

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