Kaizen "Mudança para Melhor" Conhecendo e Aplicando!


Kaizen é uma palavra de origem japonesa que significa mudança para melhor, usada para transmitir a noção de melhoria contínua na vida em geral, seja ela pessoal, familiar, social e no trabalho. No contexto empresarial, o kaizen é uma metodologia que permite baixar os custos e melhorar a produtividade.


Kaizen é uma palavra japonesa e pode ser traduzida como mudança para melhor ou melhoria. 
A palavra é a junção de kai que tem como significado “mudança” e zen que significa “bom”, “benéfico”. Ela designa o esforço para promover a melhora constante em qualquer aspecto da existência, no trabalho, na família, na vida pessoal ou social.
Depois da Segunda Guerra Mundial, o Kaizen, foi implementado nas empresas japonesas como uma medida para reerguer um país devastado. O programa foi um sucesso, transformando a atividade econômica no Japão e fazendo do país uma das mais poderosas economias do mundo. Sucesso que levou o método e o termoKaizen a se espalhar pelo mundo e se popularizar.
Assim, no âmbito das organizações, o Kaizen é um sistema que irá melhorar a produtividade em todos os aspectos, além de baixar custos de produção. É uma busca de uma melhoria constante visando a qualidade total. Todo dia deve haver alguma melhora, o hoje deve ser sempre melhor que o ontem e o amanhã deve ser melhor que hoje.
O professor japonês Masaaki Imai é o grande responsável por trazer o kaizen para o ocidente. Especialmente depois do sucesso do seu livro Kaizen: A Chave Para O Sucesso Competitivo do Japão de 1986 e da fundação do Kaizen Institute na Suiça em 1985.
Para Masaaki Imai é no local de trabalho, ou gemba, palavra japonesa que tem o significado de “local real”, onde se criam os verdadeiros valores. E por isso para o professor é fundamental que para que o kaisen alcance os resultados esperados todos os colaboradores de uma empresa devem estar comprometidos com o processo, e não somente o alto escalão da empresa.
Uma das características mais importantes do kaizen é que grandes resultados vêm de pequenas mudanças acumuladas ao longo do tempo. No entanto, algumas vezes essa característica tem sido mal interpretada, sendo entendida como se kaizen fosse o mesmo que pequenas mudanças. Na verdade, kaizen significa que todos estejam envolvidos na realização das melhorias, e que cada pequena mudança empreendida por cada um, quando somadas ao longo do tempo trarão grandes resultados.
Esses são alguns dos princípios fundamentais do kaizen: bons processos levam a bons resultados; observar os dados para gerenciar fatos; para entender a situação atual é preciso olhar para si mesmo; tomar medidas para conter e para corrigir a causa dos problemas em suas raízes; trabalhar em equipe; o kaizen é para todos.
Kaizen e os 5s
5s é como é chamado o programa que inicia a implantação da qualidade total em uma empresa e são portanto um dos pilares do kaizen. Os 5s são:
Seiton: significa arrumação. É o princípio que diz que tudo deve estar muito bem organizado e classificado, cada coisa em seu lugar, fazendo com que tudo possa ser achado de forma fácil e rápida;
Seiri: significa utilização. A ideia desse principio é separar tudo dentro da empresa em duas categorias, aquilo que é necessário daquilo que não é necessário;
Seiso: é limpeza. Nesse princípio é incentivada a limpeza do local de trabalho como um fator que contribui com a melhoria da produtividade;
Seiketsu: aqui a tradução é normalizar. Esse princípio trata da criação de normas de disciplina para que todo o processo de produção seja facilitado;
Shitsuke: tem como significado disciplina. Princípio trata do comprometimento e da disciplina que deve ser seguida por todos para que a qualidade total seja atingida.
Kaizen, Kanban e Just in time
Além do kaizen, a metodologia que visa o alcance da qualidade total em empresas também conta com outros sistemas como o kanban e o just in time.
O  just in time tem como significado a ideia de que existe uma hora certa para que cada processo necessário seja executado no cotidiano de um empreendimento. Assim deve haver um momento certo para comprar, produzir, transportar, vender e etc. No mundo dos negócios just in time é um sistema de administração que visa aumentar a eficácia e a eficiência do processo produtivo e de prestação de serviços, bem como reduzir custos operacionais.

Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. Just in time é um termo inglês, que significa literalmente “na hora certa” ou "momento certo".

O sistema Just in Time (JIT) pode ser aplicado em qualquer organização e é muito importante para auxiliar a reduzir estoques e os custos decorrentes do processo. 
just in time é o principal pilar de diversas fábricas, em especial de carros, como por exemplo o sistema Toyota de produção.
Com este sistema, o produto ou matéria-prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário, ou seja, os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados, não existe estoque parado.
O próprio conceito do termo é relacionado a produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria-prima e só depois fabricá-lo ou montá-lo.
Nas fábricas onde está implantado o just in time, o estoque de matérias-primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção, e para que isso seja possível, os fornecedores devem ser treinados e capacitados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência desejada.
A redução do número de fornecedores para o mínimo possível é um dos fatores que mais contribui para alcançar os potenciais benefícios da política just in time.

Just in time e Kanban

O Kanban é um método de organização que consiste na marcação dos processos e etapas de uma produção através de cartões ou sinalizadores, como os post-its, por exemplo.
O Kanban permite um controle mais acertado sobre os detalhes de uma produção, como informações sobre quando, quanto e o que produzir.
Este médodo organizacional foi inicialmente aplicado justamente nas empresas japonesas que funcionavam sob o sistema Just in Time, como a Toyota, por exemplo.
kanban é um sistema de informação que visa controlar de forma harmoniosa a fabricação de produtos necessários na quantidade e tempo necessário em cada um dos processos que ocorrem tanto dentro da fábrica, como entre diferentes empresas.
Sugiro alguns livros para 






Fonte: 
https://www.significadosbr.com.br/kaizen
http://www.significados.com.br/just-in-time/

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