10 Dicas de Sobrevivência para Pequenas Empresas em 2016.

Com o mercado competitivo e clientes cada vez mais exigentes, é fundamental que o empreendedor adote algumas estratégias de sobrevivência para o seu negócio. 

Dados do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apontam que a cada 100 empreendimentos criados, somente 73 sobrevivem aos primeiros dois anos de atividade.

"O empreendedor deve adotar estratégias de gestão para garantir que sua empresa cresça e sobreviva", afirma Osvaldo Elías Farah, autor do livro Estratégias de Sobrevivência para Pequenas Empresas (Editora Saraiva). Veja dez dicas do autor para ajudar seu negócio. 

1. Foque no negócio 
O primeiro passo é estabelecer um rumo claro para as atividades. "Ele deve focar no negócio que a empresa está atuando e não tentar abraçar o mundo", alerta Osvaldo. Para ele, essa atitude garante qualidade e competitividade no mercado. 

2. Seja o diferencial 
"Entre em determinado nicho de mercado e seja o diferencial", orienta Osvaldo. Para ter vantagem competitiva, é preciso inovação constante. Ter um diferencial no produto ou no atendimento é uma ferramenta para a sobrevivência do negócio.

3. Faça sempre um planejamento estratégico 
Osvaldo adverte que o plano de negócios e o planejamento estratégico não devem ser esquecidos depois que a empresa saiu do papel. "O mercado muda constantemente. E esse planejamento vai ajudar nas mudanças da empresa em relação a ele", aponta. 

"Não é porque uma empresa é pequena que ela não vai se adaptar", ressalta. O planejamento voltado aos primeiros anos de vida da empresa deve fazer uma análise dos pontos fortes e fracos do negócio. "É preciso fazer um plano que envolva vendas, marketing e recursos humanos", explica. É importante, ainda, estabelecer estratégias de crescimento da empresa. 

4. Preste atenção às finanças 
Uma estratégia financeira é fundamental para quitar dívidas e negociar bons preços. "Poucas empresas se lembram que têm que pagar o 13º no final do ano, além do IPVA e do IPTU, que têm desconto à vista", exemplifica Osvaldo. 

Com o fornecedor ainda é possível obter descontos nas mercadorias pagas à vista. Para se beneficiar, é preciso fazer uma reserva financeira. "Se não tiver reserva, além de perder essas negociações, a empresa pode precisar contrair dívidas, por causa de algum imprevisto", alerta. 

5. Evite as dívidas e saiba comprar 
Uma vez com dívidas, o empreendedor deve renegociá-las. "Busque trocar o financiamento por outro, com juros menores e com prazo maior. Assim, a empresa consegue respirar", aconselha. 

Uma alternativa aos empréstimos é encontrar parceiros. "Consiga um sócio que invista na empresa. É melhor do que se submeter aos juros dos bancos", orienta Osvaldo. Ele explica que os juros afetam a margem de lucro do negócio. Se esse cenário se mantiver por muito tempo, a empresa não consegue sobreviver. Outra estratégia é negociar com fornecedores. "As empresas que compram bem conseguem vender bem e obter margem de lucro maior", ressalta. 

6. Aprenda com os seus erros e os dos concorrentes 
Verificar as falhas dos concorrentes e da empresa é importante para encontrar novas oportunidades e aumentar a participação no mercado. Segundo ele, na medida em que o concorrente enfraquece em determinado ponto, surge a oportunidade de ganhar clientes. 

7. Invista nos colaboradores 
"Procure satisfazer não só a necessidade do cliente, mas também a dos colaboradores, para que eles se sintam satisfeitos", aponta. Dessa forma a qualidade do atendimento melhora e as chances de perder clientes diminuem. 

8. Fique atento ao cliente potencial 
É importante aproveitar o potencial de compra para fazer vendas cruzadas e incrementais. "No caso de um posto de gasolina, por exemplo, você não irá vender só combustível. Vai ter uma loja de conveniência, lava rápido etc.", exemplifica. Promoções semanais também são uma boa forma de alavancar as vendas a esses clientes potenciais. 

9. Tenha vários fornecedores e clientes 
A empresa não pode depender de apenas um fornecedor. "Tenha vários, e bons, para garantir a demanda¿, aponta Osvaldo. O mesmo vale para os clientes. ¿Não dependa de um único cliente. Se, em algum momento, ele te deixar na mão, a empresa não sobrevive", alerta. O ideal é contar com uma carteira de clientes mais pulverizada possível. 

10. Faça parcerias 
Fazer alianças com pessoas do mesmo setor, participar de associações comerciais, treinamentos e feiras do ramo são ferramentas importantes para aumentar a rede de relacionamentos, descobrir oportunidades e propor acordos que complementem o negócio. "Outra opção é fazer parcerias com empresas maiores, que procuram terceirizar alguns serviços para empresas menores", orienta Osvaldo. 


Fonte:http://economia.terra.com.br/autor-da-dez-dicas-de-sobrevivencia-para-a-pequena-empresa,6b8832c35076b310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

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